Pires de Lima felicita empresas por taxa de desemprego de 12,4%

Pires de Lima felicita empresas por taxa de desemprego de 12,4%


“Podíamos fazer um discurso de auto-elogio, mas quem cria emprego são as empresas”, explica o ministro da economia.


O ministro da economia, Pires de Lima, felicitou esta quinta-feira as empresas e outros "responsáveis pela recuperação económica" pela taxa de desemprego de 12,4% registada em Junho, e divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Podíamos fazer um discurso de auto-elogio, mas quem cria emprego são as empresas", afirmou Pires de Lima, numa conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

O governante salientou a criação desde Janeiro de 2013 de 202 mil postos de trabalho líquidos, e destacou que a taxa de desemprego de Junho foi "pela primeira vez" inferior àquela que o Governo recebeu como legado em Maio de 2011.

"Estamos a viver um momento de esperança, mas ainda é uma taxa de desemprego alta e temos de ter a humildade de reconhecer isso. Mas estamos no caminho certo e é motivo de esperança para quem procura trabalho", acrescentou.

A taxa de desemprego manteve-se inalterada em Junho face a Maio, nos 12,4%, segundo a estimativa mensal desta quinta-feira divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A estimativa provisória da taxa de desemprego para Junho de 2015 situa-se em 12,4%, mantendo-se inalterada em relação à estimativa definitiva obtida para Maio de 2015”, refere o INE.

Segundo o instituto estatístico, a estimativa provisória da população desempregada para Junho de 2015 foi de 636,4 mil pessoas, enquanto a estimativa provisória da população empregada foi de 4.492,7 mil pessoas, mantendo-se ambas “praticamente inalteradas” em relação ao mês anterior.

Lusa