Tanques turcos bombardearam esta madrugada uma localidade no Norte da Síria, ferindo pelo menos quatro combatentes rebeldes aliados dos curdos, informou esta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
“Vários projécteis disparados por tanques turcos caíram sobre a localidade de Zur Maghar, controlada pelas Unidades de Protecção Popular Curdas”, disse o Observatório.
“Quatro soldados ficaram feridos”, acrescentou. O director do grupo, Rami Abdel Rahman, explicou que os quatro eram membros de forças rebeldes que lutam ao lado dos curdos contra o Estado Islâmico e que não pertencem às Unidades de Proteção Popular.
Zur Maghar fica junto à fronteira com a Turquia, a Este da cidade de Jarabulus, na província de Alepo. Segundo Abdel Rahman, o incidente parece ser o ataque mais grave da Turquia a zonas controladas por curdos no conflito sírio.
Recentemente, a Turquia começou a atacar o Estado Islâmico na Síria e a deter os simpatizantes do grupo, mas tomou também como alvo o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), com fortes ligações às Unidades de Protecção Popular na Síria.
Lusa