Nadador português quer cumprir as “Oceans Eleven”

Nadador português quer cumprir as “Oceans Eleven”


Miguel Arrobas espera alcançar em primeiro lugar o projecto “Nadar Açores”,


Os projectos “Nadar Açores” e “Oceans Eleven” fazem parte das ambições do nadador português Miguel Arrobas nos próximos anos. O primeiro consiste em fazer duas travessias entre quatro ilhas açorianas e o segundo passa por ultrapassar os mais complicados estreitos do mundo.

O atleta explicou ao i que “no final do mês pretendo percorrer as 12 milhas náuticas que separam a ilha de São Jorge e a do Pico, bem como fazer a travessia do Pico para o Faial, já que o ano passado fiz o mesmo percurso em sentido contrário”. Se as condições meteorológicas ajudarem o primeiro trajecto será percorrido no dia 27 de Julho e o segundo a 31.

Neste momento o foco do nadador está nas ilhas açorianas, mas as águas madeirenses também vão ser testadas. No mês de Setembro, Miguel Arrobas tem a intenção de nadar entre o Porto Santo e a Madeira em 10 ou 12 horas sem ajuda de fato isotérmico. A travessia denominada Madeira Islands Ultra Swim foi realizada apenas por um nadador em 2007 que utilizava fato.

As águas internacionais também fazem parte das ambições do português. Miguel Arrobas tenta conquistar as “Oceans Eleven”. No entanto, ainda falta nadar algumas milhas para realizar o sonho, uma vez que, só atravessou o Canal da Mancha em 2008 e o Estreito de Gibraltar um ano mais tarde, faltando o Canal da Irlanda entre a Irlanda do Norte e a Escócia, o Estreito de Cook entre as ilhas do Norte e do Sul da Nova Zelândia, o Canal de Molokai no Hawaii e o Canal de Tsugaru localizado nas cidades japonesas de Hokkaido e Honshu. O próximo objectivo será atravessar o Canal de Catalina nos Estados Unidos durante a noite.

Miguel Arrobas quer figurar na lista dos seis nadadores que já conquistaram as sete magnificas travessias. O primeiro nadador a completar todos os percursos foi o irlandês Stephen Redmond em Julho de 2012. 

A aventura conta com o patrocinio da empresa açoriana Cofaco – Bom Petisco.