NBA. Mudança de regras na qualificação para playoffs em equação

NBA. Mudança de regras na qualificação para playoffs em equação


Adam Silver explicou que pretende abolir a classificação directa dos vencedores de cada divisão.


Quando já estão todos a pensar nos playoffs da NBA, o que interessa é estar entre os oito primeiros classificados de cada uma das conferências. Em teoria, é isso que dá o apuramento. Mas não. No formato actual, o campeão de cada uma das seis divisões tem um lugar garantido nos playoffs. Mais do que isso, terá de ser, pelo menos, o quarto cabeça-de-série.

Na temporada passada, os Portland Trail Blazers eram apenas a equipa com o sexto melhor registo mas, pelo facto de terem vencido a divisão Noroeste, ficaram com a quarta seed, roubando o lugar aos Memphis Grizzlies, e passando ainda à frente dos San Antonio Spurs.

Isto fez com que os Spurs tivessem de enfrentar logo na primeira ronda os Los Angeles Clippers, que somaram apenas mais uma vitória do que os texanos, e que à entrada para o último jogo eram candidatos à segunda seed da conferência.

Quanto à outra questão, de um vencedor de divisão estar fora dos oito primeiros da conferência, é algo que nunca aconteceu, e cujas probabilidades são inferiores a 5%.

Esta quarta-feira, o comissário da NBA, Adam Silver, afirmou que a liga pretende mudar esta regra, obrigando as equipas a classificarem-se nos oito primeiros lugares da sua conferência, isto se quiserem ter uma oportunidade para conquistar o título. Depois de uma reunião com o Comité da Competição e o Conselho de Governadores, Silver acredita que o formato actual da NBA irá mesmo mudar ainda antes de esta temporada começar.