A junção do whiskey com a amêndoa, a baunilha de Madagáscar e o açúcar caramelizado do licor resultou neste Disaronno Riserva. O amaretto foi envelhecido na Adega Cantine Florio, a mais antiga e icónica da Sicília, em barris de madeira datados de 1938. Foram postas à venda 10 mil garrafas numa selecção de lojas de luxo em todo o mundo e agora em Portugal. No nosso país é possível comprar este licor no El Corte Ingles e em lojas especializadas como garrafeiras e outras gourmet.
Os responsáveis da casa que produz o amaretto referem que o conceito foi desenvolvido por Augusto Reina, que preparou o Disaronno Riserva com uma combinação original entre o tradicional licor da região italiana de Marsala e um blended escocês, feito a partir de um mix de diferentes maltes seleccionados por Reina numa viagem a Speyside, nas Terras Altas da Escócia.
As notas de prova dão conta de um licor com um doce toque de especiarias, suavizado por notas de baunilha amendoada, tons frutados e um acabamento picante que relembra os aromas das frutas secas e o sabor a vinho da Madeira. A bebida pode ser servida pura ou com gelo.
O Disaronno Riserva custa 360 euros e é comercializado pela empresa portuguesa Empor Spirits.