Protestos anti-austeridade marcados para esta noite

Protestos anti-austeridade marcados para esta noite


Duas estações de metro no centro de Atenas fecharão mais cedo. Polícia está preparada para manifestantes.


Esta quarta-feira haverá novos protestos anti-austeridade na Grécia. A polícia mandou encerrar mais cedo duas das estações de metro de Atenas mais próximas do Parlamento – Syntagma e Panepistimio – e está a preparar-se para receber os manifestantes.

{relacionados}

Os protestos seguem-se aos da semana passada, onde vários milhares de pessoas saíram às ruas de Atenas e Tessalónica para se manifestarem contra o pacote de austeridade imposto pelos credores, para darem à Grécia acesso ao terceiro resgate, no valor de 86 mil milhões de euros.

Esta quarta-feira o Parlamento vota mais duas leis importantes – embora não tão duras quanto as que foram aprovadas na quarta-feira passada – e os manifestantes prometem sair à rua.

A Grécia começou esta semana a sentir os primeiros efeitos deste novo pacote de austeridade, com o aumento do IVA – em dez pontos percentuais – em vários bens e serviços, e também com a obrigatoriedade de abertura dos estabelecimentos comerciais ao domingo.

Durante o mês de Agosto deverá entrar em vigor o aumento dos preços dos transportes públicos.

Os credores revelaram ontem que pretendem ter o terceiro programa de ajustamento à Grécia desenhado até dia 20 de Agosto.