Grécia. Esquerda fracturada em dia de votação

Grécia. Esquerda fracturada em dia de votação


Ala mais radical do Syriza pode formar novo partido


Os rumores vão aumentando à medida que o relógio avança, no Parlamento grego: a ala mais à esquerda do Syriza pode criar um novo partido do qual fará parte, por exemplo, Yanis Varoufakis. O antigo ministro das Finanças de Alexis Tsipras tem sido uma das vozes mais contrárias à aceitação do acordo com os credores internacionais, que dará à Grécia um resgate no valor de 86 mil milhões de euros.

Também Zoe Konstantopoulou, a presidente do Parlamento grego, se poderá juntar a esse alegado novo partido, que no fundo criará uma força anti-resgate. Por outro lado, esta movimentação faria de Alexis Tsipras o líder de um partido de esquerda moderada, alinhado com os valores sociais-democratas.

Desta nova força política fariam também parte nomes como o de Panagiotis Lafazanis, que lidera a ala esquerda do Syriza, que se crê que possa ser o grande impulsionador desta opção.

Num dia em que se votam mais duas medidas exigidas pelos credores internacionais, os deputados têm estado a trabalhar em diversas comissões parlamentares, e deverão estar quase a reunir para dar início ao debate, no plenário. A votação já deve acontecer muito perto da meia noite, calculam fontes parlamentares.