Requiem de Mozart encerra festival

Requiem de Mozart encerra festival


O Festival Internacional de Música de Alcobaça encerra com concerto na nave central do Mosteiro de Alcobaça


O mosteiro de Alcobaça vai receber a Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, que vão interpretar o Requiem de Mozart. O concerto está marcada para o próximo domingo às 18h00.

Ainda no Mosteiro de Alcobaça, o grupo francês Discantus, dirigido por Brigitte Lesne, preparou um programa de música medieval às  22h00 de sábado. O grupo canta ‘a cappella’ sobretudo música sacra da idade média entre os séculos XIX e XV. Este mesmo grupo vai apresentar o mesmo programa um dia antes no Mosteiro de Lorvão, às 21h30, num espectáculo integrado na Rota de Cister.

Ainda na sexta-feira, às 22 horas, o grupo Les Éléments apresentam um espectáculo de música coral na sala do Refeitório, no Mosteiro de Alcobaça. O grupo vai cantar polifonias antigas e modernas em hebraico, árabe, aramaico, latim e grego antigo.

A 23º edição do festival Cistermúsica pretendeu este comemorar os 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património da Humanidade. Os organizadores querem proporcionar às populações locais contacto com os grandes clássicos, abordar os mais diversos estilos e géneros de forma cativante e pedagógica, desenvolver temáticas alcobacenses, estrear em Portugal obras importantes do reportório internacional, destacar a música portuguesa e incentivar a criação e atrair as crianças e os jovens da região para o estudo da música.