Leroy Smith é negro e é chefe do Departamento de Polícia de Segurança Pública da Carolina do Sul. Nos protestos deste sábado contra e a favor da decisão da remoção da bandeira da Confederação da Carolina do Sul, frente ao Capitólio, em Columbia, foi fotografado a ajudar um simpatizante do Klu Klux Klan. A imagem tornou-se viral.
O homem, que envergava uma T-shirt com um símbolo nazi, estava indisposto devido a uma insolação e a compaixão do polícia, que pôs de parte as questões políticas, já foi partilhada por mais de 4 mil pessoas no Twitter.
Durante os protestos, a polícia teve de montar barreiras de segurança de modo a tentar separar os dois diferentes grupos de protestantes (simpatizantes do KKK e os Black Educators for Justice, da Florida) para que não houvesse conflitos.
Ainda assim, os grupos acabaram por se envolver em confrontos, que resultaram em sete feridos e levaram à detenção de cinco pessoas.
Há uma semana, na sequência de do atentado numa igreja em Charleston, em que um jovem de 21 anos assassinou nove afro-americanos – identificando-se com esta bandeira e como supremacista branco – a governadora Nikki Haley, da Carolina do Sul, decidiu removê-la.
A bandeira da confederação da Carolina do Sul tem gerado muita polémica ao longo dos anos devido às várias interpretações que dela são retiradas.
not an uncommon example of humanity in SC: Leroy Smith helps white supremacist to shelter & water as heat bears down. pic.twitter.com/GoF23r3mRe
— Rob Godfrey (@RobGodfrey) 18 julho 2015