Lembra-se do Honda HR-V da primeira geração, que foi vendido entre 1999 e 2005 e depois foi descontinuado? Pois, o que agora aparece em sua substituição é completamente diferente. O primeiro grande impacto é causado pelo seu atraente desenho, que combina ângulos e curvas dando-lhe uma volumetria maior que a que realmente tem e um aspecto bastante desportivo. É um crossover atrevido que a marca define, e bem, como espaçoso e flexível como um monovolume, robusto como um SUV e dinâmico como um coupé. Como se vê, até os senhores da Honda acabam por concordar com a nossa catalogação como crossover (apesar de a Honda lhe chamar SUV), especialmente na Europa, onde não é comercializada a versão com tracção integral que existe no Japão e nos Estados Unidos).
Carlos Cerqueira, um dos responsáveis da Honda em Portugal, não escondeu a importância deste modelo do segmento C para a actividade comercial da marca no nosso país. Posicionado como concorrente directo do Nissan Qashqai, do Mitsubishi ASX, do Opel Mokka e do Mazda CX3, estará à venda a partir de 26 Setembro.
A apresentação internacional está a decorrer em Portugal e no início desta semana tivemos um contacto dinâmico com o novo HR-V. Testámos a versão com motorização turbo-diesel 1.6 i-DTEC de 120 cv, acoplada a uma caixa de velocidades manual de seis relações, deixando de lado a versão a gasolina 1.5 i-VTEC de 130 cv (com caixa manual de 6 ou CVT, a chamada de variação contínua), que não deve ter vendas de realce em Portugal. Em ambos os casos a tracção é dianteira.
O interior está bem desenhado e é confortável, oferecendo uma boa habitabilidade e igualmente uma boa funcionalidade. Os materiais dividem-se entre o bom (a maioria) e o sofrível, como alguns plásticos na frente do tablier e nas zonas mais baixas dos painéis laterais, que pela sua rigidez são mesmo muito propícios a começar a fazer ruídos parasitas com o tempo.
A carroçaria beneficia de estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), base da melhoria da segurança passiva dos ocupantes em caso de acidente. Uma série de elementos estruturais ligados em rede distribui a energia da colisão por toda a frente do veículo, reduzindo as forças transferidas para dentro do habitáculo. Todas as versões do HR-V vendidas na Europa possuem um total de seis airbags frontais, laterais e de cortina a todo o comprimento. Os encostos de cabeça dos bancos dianteiros foram desenhados para reduzir os efeitos das chicotadas cervicais.
A condução é agradável graças à boa rigidez da carroçaria, à suspensão (unidades MacPherson à frente e barra de torção de formato H atrás), ao baixo centro de gravidade do conjunto e também à precisão da direcção, com o sistema adaptável de assistência por motor eléctrico sem escovas. Os técnicos da Honda explicaram-nos que conseguiram um bom equilíbrio dinâmico do carro, com a redução do efeito de subviragem (o vulgar sair em frente nas curvas), com a montagem da suspensão dianteira com o centro de rolamento de menor altura, o que reforça a estabilidade. Por oposição, atrás este centro de rolamento está situado a maior altura.
O HR-V está disponível em três níveis de equipamento, do mais básico, designado Confort, ao Executive, passando pelo Elegance, todos eles com jantes de liga leve. As versões base e intermédia possuem jantes de 16 polegadas e pneus 215/60 R16, enquanto a versão de topo possui jantes de 17 polegadas e pneus 215/55 R17. Também é de série em todas as versões o sistema de travagem activa em cidade (sigla CTBA da Honda), que ajuda a evitar ou amenizar as consequências dos acidentes a baixa velocidade. Este sistema usa a tecnologia de radar de laser para ler a estrada à frente e aplica automaticamente os travões caso detecte o risco iminente de colisão. Foi concebido para funcionar a velocidades inferiores a 32 km/h. Caso o sistema identifique o risco de colisão, é aplicada pré-travagem e são emitidos alertas sonoros e visuais, eventualmente seguidos por travagem autónoma integral até parar o veículo. As versões Elegance e Executive acrescentam, de série, o sistema avançado de assistência ao condutor da Honda, que através de sensores de radar e câmaras de visualização dianteira e traseira permite incluir o sistema avisador de colisão à frente (FCW), reconhecimento de sinalização de trânsito (TSR), limitador inteligente da velocidade (ISL), avisador de saída de faixa (LDW) e sistema de suporte dos máximos (HSS). Há disponíveis vários packs que melhoram o aspecto visual, a protecção da carroçaria, o conforto de passageiros e animais de estimação, o som, etc.
O sistema de infotainment Honda Connect do novo HR-V oferece inúmeras possibilidades de ligação. É equipamento de série nas versões intermédia e de topo e opção na versão de entrada.
Este sistema oferece uma interface prática onde o utilizador pode usar as mesmas funções por aperto, varrimento e toque com os dedos, como no ecrã de um smartphone normal. Com base no sistema operativo móvel Android, o sistema Honda Connect dá acesso a várias funções, incluindo navegação na internet, informações em tempo real sobre trânsito, noticiários e estado do tempo, além das plataformas sociais e estações de música na internet. Vem com uma série de aplicações pré-instaladas e outras disponíveis para download a partir do Honda App Centre, permitindo ao cliente personalizar o seu sistema. A aplicação pré-instalada Aha oferece acesso fácil a milhares de estações de rádio. A utilização do sistema é fácil e intuitiva, feita através de um ecrã táctil de 7 polegadas (5 na versão Confort) em posição central no tablier. O ecrã pode ser personalizado de acordo com as preferências de cada utilizador, através de duas máscaras diferentes.
No ecrã é ainda possível ver as diversas informações do veículo, por exemplo conta-quilómetros parciais, indicadores de consumo e tempos de viagem, e as imagens capturadas pela câmara traseira de estacionamento (consoante a versão).
O sistema também permite a ligação e a sincronização de smartphones e outros dispositivos multimédia pessoais, com posterior comando através do ecrã do carro.
Como equipamento de série na versão Executive e opcional (800€) nas restantes duas, está disponível o sistema de navegação por satélite da Garmin. Este sistema complementar está totalmente integrado no sistema Honda Connect e possui mapas pré-carregados para que o utilizador possa navegar mesmo em zonas sem recepção de dados móveis. Para os clientes Honda estão incluídos cinco anos de actualizações gratuitas dos mapas.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E PREÇOS O HR-V tem 4,294 m de comprimento (cerca de 30 cm a mais que o da anterior geração), 2,019 m de largura (espelhos incluídos), 2,610 m de distância entre eixos e pesa 1400 kg. Tem capacidade para cinco adultos, uma variedade enorme de configurações interiores através do sistema de bancos inteligentes e um espaço de bagageira que começa nos 470 litros (todos os bancos em posição normal) e vai até aos 1533 (bancos traseiros rebatidos).
Os preços iniciam-se nos 26 mil euros da versão Confort, com a versão intermédia a custar 27 700 euros, terminando nos 30 800 euros da versão Executive. A versão com motor a gasolina custa menos 3 mil euros. A caixa CVT (só disponível com o motor a gasolina) custa 1300 euros.