Os melhores aeroportos do mundo

Os melhores aeroportos do mundo


O seu voo está atrasado? Não entre em pânico. Respire. O jornal i, em parceria com o motor de busca momondo.pt, desvenda-lhe os 10 aeroportos mais incríveis do mundo, ao ponto de não querer mais sair do terminal!


Aeroporto de Heathrow, Londres (LHR) – RU

Ainda que a ideia para uma terceira pista de descolagem nunca tenha saído do papel e dos milhares de pessoas que chegam todos os dias ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, uma das estratégias para agradar aos 74 milhões de passageiros que lá passam é conquistá-los pela barriga. E a magia acontece no Terminal 5. Este paraíso para os amantes de comida apresenta restaurantes criados por dois chefes de cozinha premiados com estrelas Michelin: os conceituados Heston Blumenthal e Gordon Ramsay. Sem tempo para parar? O Chef Ramsay preparou uma interpretação pessoal da típica comida de avião – ‘Plane Food’ – uma económica marmita que podes levar a bordo do seu voo.

Aeroporto de Helsínquia (HEL) – Finlândia

Quem nunca teve a oportunidade de fazer sauna no aeroporto, precisa definitivamente de viajar até à Finlândia. A sauna finlandesa no lounge da primeira classe permite aos passageiros despirem as suas incómodas roupas de viagem e relaxarem. De seguida, poderão dirigir-se ao elegante Aspire Lounge, decorado a rigor com mobília finlandesa e instalações artísticas locais. Contudo, o que mais impressiona no Aeroporto de Helsínquia não é o espólio patriótico, mas sim o facto de colocar em primeiro lugar o conforto e a paz de espírito dos passageiros. Não deixe de passar pelo ponto de troca de livros, Museu da Avisão ou até experimentar uma aula gratuita de ioga ou pilates.

Aeroporto Internacional Changi de Singapura (SIN)

Este espaço divide-se em três terminais surpreendentemente grandes, onde os passageiros se podem (e devem) entreter com um mergulho na piscina do terraço, um filme no cinema gratuito ou até um passeio pelo jardim das borboletas. Para aqueles que têm maiores problemas com horas e com voos perdidos, eis a solução perfeita: o Terminal 3 tem um escorrega com quatro andares de altura (o maior do país), onde poderá deslizar se tiver pressa para apanhar um voo. O Aeroporto Internacional Changi foi vencedor do prémio “The World’s Best Airport”, (O Melhor Aeroporto do Mundo) durante três anos consecutivos.

Aeroporto de Munique (MUC) – Alemanha

Viajar com crianças nem sempre é a tarefa mais fácil, especialmente quando há escalas demoradas. Um dos maiores problemas é entretê-las! No Visitor’s Park, no Aeroporto de Munique, existe um parque infantil cheio de baloiços e inclusivamente com um circuito de minigolfe onde as suas crianças podem brincar enquanto espreitam as pistas de aterragem. Caso estejam a viajar no verão até podem inscrever-se em aulas de surf gratuitas na wave-machine do parque.

Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) – EAU

Considerada como a “Cidade do Ouro”, o aeroporto não podia fugir à estravagância característica do Dubai, confundindo-se quase com um centro comercial. Contudo, e tal como é o caso da própria cidade, o aeroporto mais concorrido do mundo tem ainda muito por descobrir. Para além das lojas de luxo ou das ourivesarias que vendem pepitas de ouro ao quilo, este é o local perfeito para quem gosta mesmo de levar as coisas a um ritmo mais calmo. Experimente o oásis dos Zen Gardens e faça uma sesta nos “Soozecubes”. E boa viagem.

Aeroporto Internacional de McCarran (LAS) – Las Vegas, NV, EUA

Como não podia deixar de ser, também o aeroporto de Las Vegas tem slot-machines. São mais de 1.200 máquinas espalhadas pelos três terminais, muitas vezes posicionadas até junto à porta de embarque. Ainda que não tenha mais características deslumbrantes, o Aeroporto Internacional de McCarran é a melhor maneira para entrar ou sair da cidade.

Aeroporto Internacional de Hamad (DOH) – Doha, Qatar

Ainda que recente – foi inaugurado apenas em 2014 -, este aeroporto já conseguiu construir a sua reputação como local barulhento, orgulho e extravagante. Além de incluir dois hotéis, uma mesquita pública, 70 lojas, campos de squash e também uma piscina no terraço, são os detalhes mais excêntricos que valem a pena. Poderá contemplar uma escultura de um urso gigante, da autoria do escultor suíço Urs Fischer, bem como outra das 28 peças de arte internacionais que encontra no aeroporto, que vão desde um dinossauro robô a um parque infantil construído a partir de bonecos gigantes feitos em bronze.

Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) – China

A “Pérola do Oriente” adequa-se perfeitamente quando falamos do moderno Aeroporto Internacional de Hong Kong. Edificado numa ilha a cerca de 30 minutos de comboio do centro da cidade, inclui comodidades como um campo de golfe de 9 buracos, o maior cinema IMAX da cidade e ainda um ginásio com um simulador de um campo de basquetebol. Aborrecimento é a palavra proibida.

Aeroporto Internacional de Incheon (ICN) – Coreia do Sul

Ainda que se pareça com um edifico do ano 3.000, não se deixe enganar pela fachada futurista e pelo ringue de patinagem sintético. No Aeroporto de Incheon, considerado o maior da Coreia do sul, imperam a tradição e o patriotismo. A estrela principal é o Museu da Cultura Coreana, que agrega uma impressionante coleção de gravuras, figurinos e instrumentos ao longo de uma cronologia com mais de 5.000 anos de história.

Aeroporto de Wellington (WLG) – Nova Zelândia

Wellington é a cidade ideal para todos os fãs de Tolkien! Depois de ter servido de palco principal às filmagens das trilogias do Senhor dos Anéis e do Hobbit, a segunda cidade mais populada da Nova Zelândia ficou mais exposta aos olhares dos turistas. Não se assuste quando der de caras com uma estátua gigante do Gollum pendurada sobre a sala de partidas do aeroporto ou um Smaug a sobrevoar as lojas. Ficção à parte, este aeroporto também é conhecido pela sua impressionante arquitetura e design. O terminal “The Rock”, com uma carapaça exterior contrastante com a sala de espera na zona de partidas, é o local perfeito para descansar antes de uma viagem que se adivinha longa. 

 

{relacionados} Artigo escrito ao abrigo da parceria entre a Momondo com o Jornal i.