Maroon 5. Mensagem a Dalai Lama pode ter cancelado concertos

Maroon 5. Mensagem a Dalai Lama pode ter cancelado concertos


Jesse Carmichael desejou os parabéns ao líder tibetano. A mensagem foi apagada e os concertos na china cancelados.


Os concertos da banda Maroon 5, marcados para Setembro na China, foram cancelados. No início do mês um dos membros da banda, Jesse Carmichael, deu os parabéns a Dalai Lama através do Twitter. No entanto a mensagem foi apagada poucas horas depois.

Segundo o britânico “The Guardian”, o músico também compareceu na festa do 80º aniversário de Dalai Lama, nos Estados Unidos.

Os concertos estavam programados para Xangai e Pequim e foram cancelados no início desta semana, sem qualquer explicação. No entanto, situações anteriores idênticas já fizeram gerar especulações em relação ao motivo.

Os Maroon 5 não são a primeira banda a ter problemas com a China. Em 2008, a cantora Björk, da Islândia, manifestou-se a favor do Tibete durante um concerto em Xangai e os fãs mostraram-se ofendidos. No ano seguinte, os Oasis tiveram de cancelar a apresentação, depois de o governo descobrir que Noel Gallagher, guitarrista da banda, tinha tocado num evento chamado "Tibete Livre", em Nova Iorque, em 1997.

Ainda de acordo com o “The Guardian”, no Weibo, versão chinesa do Twitter, um usuário escreveu: "Qualquer um que apoie os separatistas tibetanos merece entrar na lista negra". Um outro, também de forma anónima, manteve a postura pró-governo ao afirmar que "estrangeiros não têm direito meterem-se na nossa política interna".