Bancos reabrem segunda-feira, levantamentos continuam limitados

Bancos reabrem segunda-feira, levantamentos continuam limitados


Confirmou o vice-ministro das Finanças grego.


Os bancos gregos vão mesmo reabrir esta segunda-feira, mas os gregos ainda não podem respirar de alívio. Segundo avança a agência de notícias grega ANA-MPA, os levantamentos continuarão limitados a 60 euros diários por pessoa, ainda que alguns serviços como transferências de dinheiro entre contas voltem a estar disponíveis.

A reabertura dos bancos foi confirmada pelo vice das Finanças grego, Dimitris Mardas, e será possível depois de esta quinta-feira Mario Draghi ter anunciado que o BCE acederia ao pedido do banco central grego para aumentar o limite da linha de liquidez de emergência, em 900 milhões de euros.

Em conferência de imprensa, Draghi explicou que foram as notícias da aprovação do novo pacote de austeridade exigido pelos credores pelo parlamento helénico e do acordo de princípio dos ministros das Finanças da zona euro para conceder à Grécia um financiamento ponte de 7 mil milhões de euros que deram ao BCE condições para aceder ao pedido do Banco da Grécia.

Os bancos gregos estão fechados há 19 dias, desde que o primeiro-ministro Alexis Tsipras anunciou que levaria a referendo as exigências de Bruxelas.