“Espero que se retome a normalidade na apreciação dos processos até porque, como se sabe, o mecanismo de autorização de residência foi, em termos comparativos com outros países, um caso de sucesso e seria lamentável se Portugal, por força das vicissitudes, de um caso de polícia, perdesse este comboio de investimentos e que fosse desviado para outros países”, afirmou Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.
Segundo o governante, para que o processo de atribuição de vistos ‘gold’ possa ser retomado fica apenas a faltar a publicação pelo Presidente da República do decreto regulamentar aprovado hoje em Conselho de Ministros, que completa o processo legislativo das Autorizações de Residência por Investimento.
“O Governo quer que com a provação da nova lei e do novo regulamento se caminhe para a retoma do volume de investimento que vinha conhecendo”, declarou.
As alterações feitas na Lei de Estrangeiros pretendem reforçar oportunidades mais alargadas de investimento e ao mesmo tempo os instrumentos de fiscalização externa e interna dos procedimentos, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.