Tour. Purito vence pela segunda vez

Tour. Purito vence pela segunda vez


Valverde voltou a ser o único da frente a roubar tempo a Froome, ainda que sem expressão.


Joaquim Rodríguez somou a segunda vitória na edição de 2015 da Volta a França, no final da 12ª etapa. Desde 2009, com Contador, que um ciclista espanhol não vencia duas tiradas na mesma edição do Tour.

A 12ª etapa começou com uma fuga de 22 ciclista, 11 deles franceses, ainda a 105 quilómetros do final da prova. O grupo manteve-se coeso até que três deles se adiantaram na corrida: Georg Preidler, Sep Vanmarcke e Michal Kwiatkowski. O trio foi aumentando a sua vantagem à medida que a etapa ia avançando, mas a fuga estava destinada a ficar reduzida a um homem.

Primeiro foi Preidler a ficar para trás, depois Vanmarcke, quando faltavam apenas 13,5 quilómetros para o fim. Kwiatkowski, campeão do mundo de estrada, assumiu a liderança e esticou-a o máximo que conseguiu. Mas a oito minutos do fim Purito Rodríguez decidiu atacar e rapidamente apanhou Kwiatkowski.

No final, Rodríguez cortou a meta com um minuto e 12 segundos de avanço para Jokob Fuglsang, segundo classificado, e um minuto e 49 segundos para o terceiro, Romain Bardet. Foi preciso esperar mais quase três minutos para ver chegar os próximos ciclistas, um de cada vez. O grupo do camisola amarela apareceu com Valverde na frente, em nono da etapa, que, num último esforço, ganhou um segundo aos restantes, a seis minutos e 46 segundos do vencedor. Nesse grupo, além de Froome, estavam ainda Quintana, Pinot, Van Garderen, Contador, Rolland, Nibali e Thomas.

Na classificação geral, o top 10 sofreu algumas alterações, por troca directa. Barguil caiu de nono para 11º, por troca com NIbali. Gesink passou de oitavo para sétimo, por troca com Gallopin, e segue agora com dois minutos de avanço sobre o francês, que pode ser considerado o grande derrotado do top 10, desta etapa.