Schäuble. “Grexit temporário ainda é uma opção”

Schäuble. “Grexit temporário ainda é uma opção”


O ministro das Finanças alemão continua de baterias apontadas a Atenas.


Menos de doze horas depois de o Parlamento grego votar o pacote de austeridade que dará a Atenas acesso a um terceiro resgate, Wolfgang Schäuble não dá sinais de ter desistido de tirar a Grécia para fora do euro – algo quefaz parte do seu plano para a União Europeia, segundo Yanis Varoufakis, o ex-ministro das Finanças helénico.

Schäuble garantiu esta manhã que vai tentar que o resgate à Grécia seja aprovado no Parlamento alemão “com toda a convicção”, mas que uma saída temporária do Euro talvez fosse a melhor opção.

“Demos um passo em frente, e foi um passo importante”, afirmou em entrevista a uma rádio alemã. No entanto, salientou que vários economistas duvidam de que a Grécia consiga superar esta crise sem uma reestruturação da dívida, uma solução incompatível com a pertença de um Estado-membro à união, segundo Schäuble. Por essa razão, uma saída temporária da Grécia da moeda única continua a parecer-lhe a melhor solução.

“Talvez isto fosse o melhor para  Grécia”, rematou.

Esta manhã os ministros das Finanças da zona euro reúnem em Eurogrupo, via conference call para analisarem o terceiro resgate à Grécia, numa dia em que se esperam também novidades sobre uma remodelação governamental em Atenas, depois de ontem Tsipras ter conseguido fazer aprovar o pesado pacote de austeridade imposto pelos credores.