O ciclista português tinha anunciado no final da etapa de terça-feira, onde perdeu muito tempo, acabando por cair para a 33ª posição da geral, que iria avançar para o "plano B". "É costume eu passar mal depois dos dias de repouso e de calor, hoje foi outro exemplo disso. Infelizmente, foi uma perda de tempo grande para a geral. E por isso, sem desanimar, vou avançar para o plano B”, confessou o ciclista no seu blogue.
{relacionados}
Segundo Rui Costa, o plano B consistia em entrar numa fuga, lutando pela hipótese de dar mais uma alegria aos portugueses, ou seja, vencer a quarta etapa do Tour da sua carreira. Mas esta quarta-feira, na 11ª etapa, as coisas acabaram por correr ao contrário.
Desde o início que o ciclista da Lampre-Merida sentiu muitas dificuldades, acabando por desistir a poucos quilómetros do mítico passo do Tourmalet, quando já estava muito longe do pelotão.
Esta é a segunda edição consecutiva do Tour que Rui Costa não termina a prova, depois de ter conquistado uma vitória em 2011 e duas em 2013.