Quatro palcos portugueses na Rota Europeia de Teatros Históricos

Quatro palcos portugueses na Rota Europeia de Teatros Históricos


Quatro teatros portugueses vão integrar uma rede ibérica associada à Rota Europeia de Teatros Históricos, a ser criada na quinta-feira, em reunião preliminar, a realizar-se em Almagro, Espanha, foi anunciado esta quarta-feira.


O Teatro Lethes (Faro), o Theatro Circo (Braga), o Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) e o Teatro Garcia Resende (Évora) são os quatro representantes portugueses numa rota que privilegiou a "beleza arquitetónica", a "relevância histórica" e o "estado de preservação" das salas de espetáculo.

A primeira reunião, a decorrer no âmbito do Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, vai reunir também os representantes dos oito teatros espanhóis que vão passar a fazer parte da mesma rede – Teatro Corral Comedias (Almagro), Teatro Español (Madrid), Teatro Rojas (Toledo), Teatro Arriaga (Bilbao), Teatro Principal (Burgos), Teatro Falla (Cádiz), Teatro Principal (Menorca) e Teatro Real Coliseo Carlos III (Madrid) -, indicou o Theatro Circo, esta quarta-feira, em comunicado.

A Rota Ibérica é a nona criada no seio da Rota Europeia de Teatros Históricos, juntando-se à do Canal (Grã-Bretanha, Bélgica e Holanda), à do Imperador (Áustria e República Checa), à Alemã, à Italiana, à Nórdica (Dinamarca, Noruega e Suécia), à Adriática (Eslovénia, Croácia, Sérvia e Montenegro), à Francesa e à Báltica (Polónia, Lituânia, Letónia e Estónia).

Em 2016, espera-se a abertura de outras três redes – a Rota Alpina (sul da Alemanha, Suíça e norte de Itália), a do Mar Negro (Ucrânia, Roménia, Bulgária e Grécia) e a do Sul de Itália (sul de Itália e Malta) -, de modo a estender a rota europeia a mais de 30 países e 120 teatros.

Esta iniciativa conta com o apoio da Agência Cultural da União Europeia e visa distinguir e ligar, através de doze rotas "geográfica e turisticamente estratégicas", "os mais belos, interessantes e preservados teatros construídos entre o período renascentista e as primeiras décadas do século XX".

A dinamização da Rota Europeia de Teatros Históricos está a cargo da Perspectiv – Association of Historic Theaters in Europe (Associação dos Teatros Históricos da Europa), associação sem fins lucrativos que surgiu em Berlim, em 2003, e que tem por objectivo "alertar a consciência coletiva para a importância dos teatros, enquanto representantes de uma herança cultural comum a todos os europeus".

Lusa