Preços do petróleo baixam ainda mais na Ásia

Preços do petróleo baixam ainda mais na Ásia


As razões prendem-se com o dólar forte e o Irão.


Os preços do petróleo continuavam a baixar esta terça-feira na Ásia, penalizados pelo fortalecimento do dólar e pela perspectiva de um acordo iminente sobre o programa nuclear iraniano.

O preço do barril de 'light sweet crude', para entrega em agosto, recuava 46 cêntimos até aos 51,74 dólares, enquanto o de Brent do Mar do Norte, para entrega no mesmo período, cedia 32 para 57,53 dólares.

O dólar, moeda utilizada nas transacções, valorizou esta terça-feira de manhã face ao iene para 123,54 ienes contra 123,45 na noite de segunda-feira em Nova Iorque; e em relação à moeda única europeia, para 0,910 euros contra 0,908 euros em Nova Iorque.

O dólar beneficiou da ausência de uma recuperação do euro após o acordo alcançado sobre a Grécia, com os investidores a manterem-se cautelosos relativamente uma resolução definitiva da crise.

A moeda única também foi penalizada pela possibilidade de um aumento das taxas de juro por parte da Reserva Federal (Fed).

Na semana passada, a Fed revelou precisar de “mais informações” sobre o estado da economia dos EUA antes de decidir aumentar as principais taxas de juro.

Do ponto de vista da oferta, os receios prendem-se com a perspectiva de um acordo iminente sobre o programa nuclear iraniano.

O Irão e o chamado Grupo 5+1 – os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha, procuram um acordo histórico que garanta que Teerão não tenta obter uma bomba atómica recebendo como contrapartida um levantamento das sanções económicas que lhe foram impostas, as quais têm estrangulado as exportações de petróleo de Teerão.

Segundo analistas, o regresso do crude iraniano ao mercado vai agravar a já excessiva oferta e contribuir para ‘afundar’ ainda mais os preços.

Apesar de “pontos de discórdia” subsistirem na noite de segunda-feira, todos os intervenientes garantiram que o acordo se encontra quase fechado.

Está prevista para hoje, em Viena, a realização de uma sessão plenária, com todas as partes envolvidas na negociação do dossiê nuclear iraniano, a partir das 08h00 (09h00 em Lisboa).

De seguida, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, deve proferir uma declaração conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif.

Lusa