O comissário europeu dos Assuntos Económicos disse esperar que seja alcançado ainda este domingo um “bom acordo” sobre a Grécia, advertindo que a zona euro tem de se revelar à altura das responsabilidades, pois é isso que “o mundo espera”.
“É preciso ter consciência de que o mundo nos observa e do que o mundo espera. E precisamos de estar à altura do momento, porque o que o mundo espera é que nós sejamos capazes de estar à altura de um momento decisivo”, e que “a zona euro se consolide, com uma Grécia reformada no seu seio”, declarou Pierre Moscovici, à chegada a nova reunião do Eurogrupo, em Bruxelas.
Reconhecendo que as negociações de sábado foram muito difíceis e serviram basicamente para "perceber as posições dos Estados-membros", o comissário francês defendeu que este domingo os ministros devem “concentrar-se verdadeiramente naquelas que devem ser as condições para abertura de negociação de um novo programa sobre a Grécia”, e assumir “posições positivas para os chefes de Estado e de Governo da zona euro”, tendo em vista a cimeira prevista para a parte da tarde.
“A posição das instituições é que existe globalmente uma base para abrir negociações sobre um novo programa, desde que o governo grego faça mais a curto e médio prazo”, disse, apontando que o que deseja é um “acordo ambicioso no plano económico e realista do ponto de vista político”.
“Espero que no final do dia tenhamos um bom acordo, que permita a integridade da zona euro e uma Grécia reformada dentro da zona euro”, concluiu.
Lusa