Facebook faz alterações para valorizar a mulher

Facebook faz alterações para valorizar a mulher


São mudanças subtis, mas com grande significado para as mulheres. Repare nos ícones.


O Facebook decidiu mudar os ícones do site, para dar mais importância às mulheres. A ideia partiu da directora de design da empresa, Caitlin Winner.

Até há poucos dias era o homem que figurava à frente no ícone dos “pedidos de amizade”, enquanto a mulher, além de mais baixa, ficava atrás. A ideia de Caitlin foi colocar a mulher à frente e ao mesmo nível que a figura masculina.

 

Incentivada pela mudança, resolveu alterar também o ícone dos grupos. Antes, podia ver-se a mulher de um dos lados, mais ao fundo. Agora é ela quem figura na frente do ícone e ao centro, de forma destacada.

Apesar de pequena, a mudança é importante no cenário de luta pela valorização da mulher. Caitilin, que faz parte do movimento feminista, afirmou que esta não é a primeira mudança do tipo realizada na rede social.

No ano passado, a designer Julyanne Liang também alterou o ícone, o do globo, nas notificações. Agora, o globo muda de posição para se ajustar ao continente do usuário, deixando-o do centro do mapa. Apesar de serem pequenas, estas mudanças com certeza fazem toda a diferença.

No campo social esta também não foi a primeira mudança. No dia 26 de Junho, quando foi aprovada a lei do casamento gay nos Estados Unidos, a rede social criou uma ferramenta que permitia que os usuários colorissem a foto de perfil, com as cores de apoio à causa.