Turquia. Presidente pede um novo governo

Turquia. Presidente pede um novo governo


Um mês depois das eleições legislativas no país.


O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu esta quinta-feira ao primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, para formar um novo governo, um mês depois das eleições legislativas em que o partido no poder perdeu a maioria.

Erdogan mandatou o líder do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Ahmet Davutoglu, a formar um novo governo, durante uma reunião no palácio presidencial de Ancara, informou o Presidente turco num breve depoimento publicado na sua página na internet.

Davutoglu tem agora 45 dias para formar um governo de coligação, prazo que, se for ultrapassado, poderá levar a novas eleições.

A perda da maioria pelo AKP nas eleições de 07 de Junho foi vista como um golpe para o partido no poder, bem como para a autoridade do próprio Erdogan, que liderou a Turquia de 2003 a 2014, como primeiro-ministro, e desde agosto do ano passado, como Presidente.

O AKP tem 259 lugares dos 550 do parlamento turco, o Partido Republicano do Povo (CHP) tem 132, e o Partido do Movimento Nacionalista e o Partido Democrático do Povo Pró-Curdo têm 80 lugares.

Uma fonte da televisão NTV, citando fontes do gabinete do primeiro-ministro, noticiou que este estava a manter conversações com todos os partidos da oposição no sentido de formar uma coligação até à próxima quarta-feira.

Lusa