Na Alemanha trabalha-se 1.371 horas por ano, um número bem inferior em relação a Portugal, onde os portugueses trabalham 1.857 horas anuais. Feitas as contas, em Portugal trabalha-se mais 486 horas por ano do que os alemães. Já os gregos trabalham mais 671 horas do que os alemães e mais 185 horas do que os portugueses. Estas são algumas das conclusões do ranking da OCDE sobre as horas de trabalho por ano em cada país.
O México é o país da OCDE que trabalha mais horas: 2.228 horas por ano.
Portugal ocupa a 12ª posição do ranking dos que mais tempo trabalham, mais ou menos no fim do primeiro terço da tabela. Na Europa, fica apenas atrás da Grécia, Polónia, Estónia, Hungria e Islândia. Os portugueses trabalham mais, por outro lado, que os irlandeses, os turcos, os checos ou os eslovacos, por exemplo.
O último país da tabela, no fim dos 39 da OCDE, é o peso-pesado da União Europeia: a Alemanha.
A análise da tabela permite concluir que os países que trabalham menos horas são os do Centro e Norte da Europa. Na França, Dinamarca, Noruega, Holanda e Alemanha trabalha-se menos de 1.500 horas por ano. São países com alta produtividade, onde a média de horas de trabalho é baixa e o PIB por habitante é muito superior ao daqueles onde se trabalha muito mais horas.