Gavin Joseph tem síndrome Asperger e Transtorno de Défice de Atenção diagnosticado deste criança e mesmo com todas as dificuldades que a doença implica, conseguiu seguir a com normalidade – formou-se e tem amigos. No entanto, na semana passada aconteceu algo que não estava à espera. Ainda assim, optou por reagir de uma forma que ninguém esperava. A intenção foi incentivar as pessoas a serem mais tolerantes.
“Gavin foi chamado para se encontrar com alguém, foi encurralado por pessoas que ele não conhecia, estrangulado, espancado e deixado no chão”, isto depois de os agressores terem ouvido outros jovens dizer que ele era “estranho”, contou a mãe no Facebook.
No entanto, quando os agressores foram identificados, em vez de ir até à polícia apresentar queixa, Gavin esperou que as marcas da agressão aumentassem e isso chamasse mais à atenção da consciência das pessoas sobre sua condição. Além disso, pediu para que o castigo dos rapazes fosse escrever uma composição sobre a Síndrome de Asperger e que assistissem a “um vídeo de 20 minutos, sobre o sucedido, que ele gravou para que vissem o mal que lhe causaram”, acrescentou a mãe na rede social.
A história tornou-se viral depois de a mãe de um amigo de Gavin ter partilhado a mensagem. Desde então, a publicação já teve mais de 140 mil partilhas no Facebook.
Desde sempre, que Gavin se empenhou em integrar-se na sociedade, mas ainda assim há comportamentos que não controla ou situações que não sabe interpretar.
De acordo com uma publicação escrita por Cortnie, mãe de Gavin, no Facebook, o adolescente tem dificuldades em manter relacionamentos e costuma isolar-se: “Ele pode aparentar ser rude, impaciente, “esquisito” ou desinteressado, mas isso não é intencional. Ele também pode ser amável e generoso.”
A família de Gavin, que vive em New Baden,nos EUA, espera agora que algo de bom resulte do que aconteceu. “Se está a ler isto, espero que converse com os seus filhos, e lhes explique que existem deficiências que eles não conseguem ver”, só interpretar.