Bruno de Carvalho em tribunal por causa de Wolfswinkel

Bruno de Carvalho em tribunal por causa de Wolfswinkel


O caso tem a ver com a venda do ponta-de-lança ao Norwich.


Bruno de Carvalho terá de responder em tribunal pela venda de Ricky van Wolfswinkel ao Norwich, em 2013, num processo movido pelo empresário Amadeu Paixão, que acusa o presidente do Sporting de quebrar o acordo e não lhe pagar as comissões acordadas no negócio.

Em causa estará o não pagamento de um valor de cerca de 500 mil euros, que deveria ter sido pago pelo Sporting a Amadeu Paixão quando o clube recebeu a segunda tranche de 5 milhões de euros, do total dos 10 milhões que rendeu a venda do ponta-de-lança ao Norwich.

Nessa altura, o empresário teria já recebido 250 mil euros relativos aos primeiros 5 milhões de euros pagos pelos ingleses ao clube leonino. Foi quando chegou a segunda parcela  – o negócio da venda foi assinado pelo seu antecessor, Godinho Lopes –, que Bruno de Carvalho se recusou a pagar a parte respectiva da comissão. “Não temos comentários a fazer sobre processos que ainda estão a decorrer” disse ao i o director de Comunicação do Sporting, depois de o jornal ter tentado obter de Bruno de Carvalho uma explicação para esta matéria.

O quase regresso Ricky van Wolfswinkel chegou ao Sporting em 2011 e em duas épocas marcou 45 golos. Foi vendido em 2013 e, dois anos depois, esteve perto de regressar ao clube leonino pela mão de Jorge Jesus, que desde logo disse que queria de volta o avançado holandês.

Mas as coisas não correram bem e, ao que tudo indica, o Sporting desistiu da contratação de Wolfswinkel, depois deste, já em Lisboa, ter exigido 2,6 milhões de euros brutos por época quando durante as conversações que antecederam a sua chegada à capital o salário estava a ser negociado por menos um milhão de euros, ou seja, perto dos 1,6 milhões de euros brutos.

Ao que parece, tudo o resto estaria já acordado com os ingleses do Norwich para a transferência do jogador de 26 anos por uma verba a rondar os cinco milhões de euros.

O jogador continua em Lisboa para negociar, mas os valores estão muito acima daquilo que Bruno de Carvalho parece disponível para pagar. O clube inglês já cedeu às suas exigências iniciais e foi isso que permitiu avançar com as negociações, resta saber até onde está disposto a ir o avançado. Van Wolfswinkel agrada a Jorge Jesus, foi o melhor marcador do Sporting nas duas temporadas que esteve em Alvalade e não quer jogar no segundo escalão do futebol inglês, pelo Norwich. Tem interesse em regressar a Portugal, mas os leões não podem pagar o salário que o avançado recebe em Inglaterra.

O ponta-de-lança, que tem contrato com o Norwich até Junho de 2017, jogou no Saint-Étienne, por empréstimo na última época, e marcou nove golos em 40 jogos no clube francês.