Vítor Pereira está no Fenerbahce há menos de um mês mas não perdeu tempo a reforçar o plantel. Se na temporada passada o clube turco viu o Galatasaray levar o título para casa, mas não gastou dinheiro em reforços, e até teve um saldo positivo de 5,75 milhões de euros com os empréstimos de Salih Ucan e Miroslav Stoch, este ano a história é outra.
O Fenerbahce já investiu cerca de 27 milhões de euros em jogadores como Nani, Souza, Kjaer, Fernandão e Sener Özbayrakli, todos a título definitivo. Por empréstimo chegaram Fabiano e Abdoulaye, do FC Porto.
Ainda com muitos dias de mercado de Verão pela frente, Vítor Pereira está quase a ultrapassar os 30 milhões de euros em aquisições, um registo comum no Fenerbahce, pelo menos nas três temporadas anteriores a 2014/15. Com a única diferença de que, nessas épocas, o clube turco vendeu sempre alguns activos, com destaque para os 27,5 milhões de euros angariados em 2011/12.
O treinador português foi rápido a adquirir jogadores com quem possa formar um núcleo. Muitos já foram treinados por si, outros são portugueses, e há ainda um grande número de brasileiros.
Quando aterrou em Istambul, Vítor Pereira já sabia que ia treinar Bruno Alves, que deixou o FC Porto mesmo antes do treinador português chegar como adjunto de André Villas-Boas, Raul Meireles, outro antigo dragão, e o brasileiro Diego, que também já passou pela Invicta.
Não contente com este leque, Vítor Pereira adquiriu Souza ao São Paulo, por oito milhões de euros, recrutando mais um antigo jogador do FC Porto. Souza chegou a ser treinado por Vítor Pereira mas acabou por ser cedido a clubes brasileiros e, com esta transferência, o FC Porto amealhou dois milhões de euros.
Sem esquecer o seu antigo clube em Portugal, Vítor Pereira recrutou ainda, por empréstimo, Fabiano e Abdoulaye, dois jogadores que bem conhece. Para completar a armada, chegaram ainda ao Fenerbahce Nani e Fernandão, o avançado brasileiro que no ano passado foi o melhor marcador do campeonato turco, com 22 golos.