Verhofstadt. “Não traias o teu povo, Alexis”

Verhofstadt. “Não traias o teu povo, Alexis”


Numa intervenção arrasadora, o líder dos liberais no Parlamento Europeu pareceu causar o primeiro desconforto a Tsipras.


“Não traias o teu povo, Alexis. Porque 80% das pessoas querem ficar no euro. Mostra-lhe, e a nós, que és um verdadeiro líder e não um falso profeta”.

O antigo primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, reagia assim às palavras de Tsipras perante os eurodeputados. A Europa “está a caminhar sonâmbula para um Grexit há cinco anos. Agora estamos a correr para ele, de olhos abertos”, avisou ainda o responsável.

Num discurso que, pela primeira vez em meses, pareceu causar real desconforto ao líder do governo grego, Verhofstadt instou Tsipras a apresentar reformas detalhadas. E até deu sugestões. “Acabar com o sistema de clientelismo das políticas gregas, reduzir o tamamho do sector público, acabar com os privilégios – dos militares, da Igreja Ortodoxa, das ilhas gregas, dos partidos políticos”, exemplificou.

“Nunca houve na Grécia um primeiro-ministro com um mandato tão forte quanto o teu”, salientou. “Tens que te chegar à frente com um programa de reformas”.

E concluiu com um desafio. “A escolha é simples: queres ser lembrado como um primeiro-ministro por acidente, ou como um verdadeiro revolucionário que modernizou o país?”