A Super Liga da Índia só começa em Outubro, mais precisamente no dia 3, mas o fluxo de mercado está mais activo que nunca. Que o diga o NorthEast United, 8.º e último classificado da época passada: depois de tirar Simão Sabrosa do desemprego, vem agora a público anunciar a contratação de Silas (38 anos) ao Atlético, onde marca 11 golos em 48 jogos na 2.ª divisão portuguesa.
Silas é um emigrante habituado a estas andanças, como o comprova a saída para Espanha (Ceuta) aos 21 anos de idade. Voltaria a Portugal, onde brilharia na U. Leiria de Mourinho (internacional A em três ocasiões) e no Belenenses de Jesus (é um dos finalistas vencidos da Taça de Portugal-2007 vs. Sporting), e exploraria novamente o estrangeiro, ao ponto de ser campeão cipriota pelo AEL Limassol em 2011-12. O Atlético chama-o então e Silas volta ao clube formador, por amor à camisola. Uma só época é o suficiente para arrancar para nova aventura além-fronteiras.
O NorthEast United é um dos oito clubes da Super Liga indiana e o único sem ser gerido por empresas. O dono chama-se John Abraham, ex-.modelo, agora actor, produtor e realizador de Bollywood. A sua primeira contratação é a mais sonante possível (e algo a ver com o Benfica): Capdevila. O lateral campeão europeu e mundial pela Espanha aterra na Índia em 2014 mas não corresponde às expectativas nem salva o NorthEast United do embaraçoso último lugar, com apenas 15 pontos em 42 possíveis.
Jorge Manuel Rebelo Fernandes, assim se chama o homem em causa (Silas é alcunha desde os tempos de jovem no colégio por idolatrar o brasileiro Silas, do Sporting), junta-se ao lateral Miguel Garcia (capitão de equipa) e ao extremo Simão Sabrosa numa equipa treinada pelo venezuelano César Farías, conhecido por ter levado a selecção do seu país às meias-finais da Copa América-2011, na Argentina. Continuamos nos treinadores. A liga indiana tem nomes bastante interessantes, como os brasileiros Zico (Goa) e Roberto Carlos (Dehli Dynamos), o francês Nicolas Anelka (Mumbai City), o italiano Marco Materazzi (Chennaiyin) e o inglês David Platt (Pune City).