Depois de um restauro falhado com “Ecce Homo” em 2013 (lembra-se de Cecilia Giménez, quando restaurou o quadro de
Elías García Martínez?), surge agora algo semelhante. Uma réplica deformada do busto da antiga rainha egípcia Nefertiti, que, ao que dizem, mais faz lembrar Frankenstein.
Un buste raté de #Nefertiti scandalise en Egypte et au-delà (et rappelle le Christ d'Espagne) http://t.co/PWKwTdmtTm pic.twitter.com/NNjSRPe7Ad
— Blandine Komakoff (@Blandine_K) 8 julho 2015
Nefertiti governou o Egipto no século XIV A.C. e é lendária pela sua beleza. E o nome significa isso mesmo "uma bela mulher chegou".
A estátua original da antiga rainha está agora num museu na Alemanha, Neues Museum de Berlim, e tem sido alvo de disputa para que seja devolvida ao Egipto.
Para substituir a falta o busto, na cidade egípcia Samalut decidiram fazer uma réplica. Mas não correu bem e não resultou em réplica. A estátua saiu deformada e “feia” reclamam os egípcios nas redes sociais.
Ainda assim, as criticas não ficam por aqui e há mesmo que diga que esta tentativa de réplica se assemelhe mais ao rosto de Frankenstein. Tendo já surgido “memes” e piadas nas redes sociais.
Today in memes: #Frankenstein #Nefertiti pic.twitter.com/REkC0SpXSJ
— Jonathan Guyer (@mideastXmidwest) 8 julho 2015
"Isto é um insulto à Nefertiti e a todos os egípcios" ou "Isto deveria ser chamado 'estátua feia, de mau-gosto e sem arte'… não Nefertiti", são alguns dos comentários escritos por egípcios ofendidos, no Twitter.
As fortes críticas nas redes sociais levaram mesmo as autoridades da cidade Samalut a retirarem o busto, que estava colocado à entrada da cidade. O jornal egípcio em inglês, Ahram Online, refere que a estátua vai ser substituída por uma em forma de pomba da paz.