O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, compareceram esta quarta-feira na missa de corpo presente de Maria Barroso, onde, além da família, estiveram muitas figuras do PS e políticos de todos os quadrantes.
O secretário-geral do PS, António Costa, e o anterior líder socialista António José Seguro marcaram presença na missa, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, que antecede o funeral de Maria Barroso, falecida na terça-feira, aos 90 anos.
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa, o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, os ministros da Saúde, Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Macedo, Assunção Crista e Rui Machete, respetivamente, o anterior secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes, o ex-líder do PSD Fernando Nogueira, o antigo presidente do CDS-PP Freitas do Amaral e o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares foram outras das figuras presentes.
No adro da igreja concentraram-se centenas de populares, que aplaudiram quando a urna entrou na Igreja dos Santos Reis Magos, proveniente do Colégio Moderno, também no Campo Grande, onde o corpo esteve em câmara ardente.
Depois da missa, o funeral seguirá para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Fonte oficial do PS disse à Lusa que o cortejo fúnebre fará uma breve paragem, cerca das 12:00, junto à sede nacional do PS, no Largo do Rato.
Foi também actriz, tendo trabalhado nos teatros Nacional D. Maria II, Villaret e São Luiz, e dirigiu o Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares.
Morreu na terça-feira pelas 05:20, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontrava internada, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.
Lusa