Turismo provoca aumento da procura de novas lojas

Turismo provoca aumento da procura de novas lojas


Ao contrário de anos anteriores, em 2014 as marcas de gama média representaram maior peso no mercado


A recuperação económica, o crescimento significativo do número de turistas e a disponibilização de novas lojas no centro de Lisboa e Porto – em resultado da reabilitação de novos edifícios e da dinamização do mercado de arrendamento – têm contribuído para uma maior atractividade do mercado português e aumenta a procura de lojas por parte de novas marcas. Esta é uma das conclusões do estudo “How Global Is The Business of Retail?” da consultora CBRE.

De acordo com o documento, só no ano passado verificou-se o aparecimento de 19 novas marcas, mais quatro que no ano anterior. Ao contrário do que aconteceu em 2013, em que foram as lojas do segmento de luxo e negócios a ter maior representatividade, em 2014 foi a vez das marcas de gama média apresentarem maior peso (40%).

Os novos retalhistas são predominantemente de origem europeia (75%), nomeadamente de Itália, Espanha, França e Inglaterra. O estudo destaca ainda a abertura de algumas marcas premium na Avenida da Liberdade (em Lisboa), nos Clérigos (no Porto) e em alguns centros comerciais.

Atractivo Tóquio é actualmente a cidade mais atractiva no que respeita à expansão de retalhistas. O documento divulgado pela CBRE diz que a capital nipónica atraiu 63 novas marcas do sector. “O espaço disponível nas principais zonas de Tóquio continua a ser alvo de grande procura, independentemente de haver sinais propensos a diferentes interpretações no cenário económico e um aumento de impostos de 8% desde Abril de 2014.”

Já Singapura assume a segunda posição, com 58 novas marcas, e no Abu Dabi verificou-se a chegada de 55 novas marcas de retalho, colocando esta cidade árabe no terceiro lugar do ranking de mercados com maior número de entradas de novas marcas.

Mas Londres continua a ser considerado o principal destino internacional para fazer compras, com 57,9% dos retalhistas globais presentes na capital inglesa. Em 2014, 12 novas marcas abriram lojas nesta cidade. “O desejo contínuo de expansão para novas cidades mantém-se e continuamos a ver um elevado índice de expansão para a Ásia, em particular para Tóquio, Singapura e Taipé.

Além disso, não verificamos qualquer abrandamento no ritmo de expansão para o Médio Oriente. No entanto, os mercados mais estabelecidos, como o londrino, continuam a atrair as marcas internacionais, já que contam com um número extraordinário de visitantes internacionais e clientes de todos os locais, tornando esta cidade inglesa um verdadeiro destino global para compras”, revela o estudo.

O que é certo é que a tecnologia e as alterações demográficas continuam a ter um forte impacto no negócio do retalho. “Numa altura em que os retalhistas pretendem aumentar a quota de mercado e melhorar o perfil das suas marcas,  estas continuam a expandir-se na procura de oportunidades fora do seu território”, acrescentando ainda que “há marcas a apostarem em diferentes localizações em todo o mundo, como em Taipé, Doha e Manila, assim como em cidades já reconhecidas, como Paris e o Dubai, onde os retalhistas estão a abrir mais lojas à medida que vão confirmando o seu sucesso”, conclui.