Merkel e Hollande: “Porta das negociações continua aberta”

Merkel e Hollande: “Porta das negociações continua aberta”


Hollande repete ideia do seu ministro e pede “propostas sérias” a Tsipras. Merkel assegura que porta das negociações continuam abertas.


"A cimeira da zona euro desta terça-feira vai definir a posição" dos líderes do euro a partir da proposta que os gregos apresentarem, disse ainda François Hollande pouco depois de reunir com Angela Merkel.

"Insisto no facto de que não há muito tempo disponível, também é uma questão de visibilidade e credibilidade", referiu ainda Hollande a propósito do recomeço das negociações com as autoridades gregas. "A porta está aberta à discussão… para que o desejo de ficarem na zona euro possa tornar-se realidade", rematou o presidente francês.

Já a chanceler alemã pediu o mesmo às autoridades gregas, que avancem elas com as suas propostas. "Queremos deixar claro que as portas continuam abertas e que o encontro dos líderes da zona euro de terça-feira deve ser entendido nessa perspectiva", referiu. "Mas ao mesmo tempo, dizemos que os requisitos para o reinício de negociações sobre um novo programa ainda não existem."

Nem Angela Merkel, nem François Hollande aceitaram responder a perguntas dos jornalistas.

Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças alemão, também já tinha referido esta segunda-feira que o resultado do referendo grego deve ser respeitado mas que Atenas precisa de apresentar novas propostas.