Grécia. Tsipras quer equipa suprapartidária para negociar e Varoufakis pode ficar de fora

Grécia. Tsipras quer equipa suprapartidária para negociar e Varoufakis pode ficar de fora


O líder grego já pediu ao presidente do país uma reunião para a manhã desta segunda-feira com todos os grupos parlamentares. Estes poderão pedir a saída de Varoufakis das negociações


Os principais partidos gregos deverão reunir já às primeiras horas da manhã desta segunda-feira para debater o resultado do referendo e discutir a possibilidade de criar uma nova equipa negocial que além de representantes do governo inclua também membros da oposição grega.

Alexis Tsipras deseja criar uma equipa que seja vista em Bruxelas com melhores olhos, puxando para a mesma representantes dos anteriores governos da Grécia mas também o Potami. A reunião entre os grupos parlamentares gregos foi marcada pelo presidente grego, a pedido de Tsipras.

A criação desta equipa poderá no entanto passar uma factura elevada a Yannis Varoufakis, ministro das Finanças grego. O líder do Potami, por exemplo, já assumiu que vai pedir que o governante seja afastado da equipa negocial, referindo que as relações entre Varoufakis e os credores já chegaram a um ponto de hostilidade muito elevada.

Será no entanto difícil que Tsipras abdique facilmente de Varoufakis, já que este tem sido um dos maiores aliados do primeiro-ministro e dos governantes gregos que mais tem feito pela defesa da posição de Alexis Tsipras.