Alexis Tsipras, disse neste domingo em reacção à clara vitória do “Não” no referendo (à altura do discurso, por volta das 21h30 de Lisboa, seguia com 61% dos votos), que a Grécia provou que “a democracia não pode ser chantageada”.
Tsipras prosseguiu dizendo que os gregos fizeram “uma escolha corajosa”, que mudará o debate na Europa. “Os eleitores não me deram um mandato contra a Europa, deram-me um mandato para uma solução sustentável”.
No seu discurso à nação, transmitido pela televisão grega, Tsipras sublinhou que não há soluções fáceis mas que pode ser encontrada uma solução justa, se as duas partes assim o quiserem.
“Os gregos deram hoje uma resposta [à pergunta sobre] que Europa queremos. E o que queremos é uma Europa de solidariedade."
Tsipras agradeceu "a cada um" dos gregos e ainda "aos milhares de cidadãos europeus que mostraram o que significa a solidariedade", com manifestações de apoio por toda a Europa.
“Hoje celebramos a vitória da democracia, amanhã começa o trabalho difícil”, disse ainda, anunciando que tenciona retomar as negociações com os credores internacionais de imediato.