Progress 60 levantou voo carregada de mantimentos para o espaço

Progress 60 levantou voo carregada de mantimentos para o espaço


A “Progress 60” é uma nave espacial não tripulada e leva três toneladas de alimentos, combustível e outros mantimentos.


A nave espacial não tripulada “Progress 60” levantou voo esta sexta-feira da base aérea de Balikonur, no Cazaquistão, para reabastecer a Estação Espacial Internacional (EEI), devido à anterior falha da SpaceX.

“Carregando cerca de três toneladas de alimentos, combustível e outros mantimentos para a equipa da EEI, a nave não tripulada ‘Progress 60’ descolou às 12h55 horas (04h55 horas em Lisboa) do cosmódromo de Balikonur, Cazaquistão”, pode ler-se no ‘site’ da EEI.

A nave de carga russa demorará dois dias para concluir a sua missão de reabastecimento da equipa a bordo do laboratório espacial, prevendo-se a acoplagem por volta das 07:13 horas (hora de Lisboa) do próximo domingo, o que a televisão da NASA transmitirá em directo.

No início da descolagem, a ‘Progress 60’ encontrava-se a voar a cerca de 401 quilómetros por hora sobre o nordeste do Sudão, perto da fronteira entre o Egipto e a Líbia.

Esta missão decorre na sequência da explosão do foguetão Falcon 9 e da cápsula Dragon da empresa Spacex, no domingo passado.

Lusa