Estados Unidos. Sondagens garantem vitória a Scott Walker no Iowa

Estados Unidos. Sondagens garantem vitória a Scott Walker no Iowa


O governador do Wisconsin oficializa a candidatura no próximo dia 13.


O republicano Scott Walker lidera as sondagens para o caucus do Iowa, que se realiza nos primeiros dias de 2016 e marca o arranque das primárias norte-americanas. De acordo com um estudo efectuado pela Quinnipiac University, o governador do Wisconsin recolhe 18% dos inquiridos, mesmo sem ainda ter anunciado a candidatura. A imprensa revela que Scott Walker vai entrar na corrida eleitoral no próximo dia 13. O resultado parece indicar uma vitória em Janeiro, mas na última sondagem divulgada em Maio os números desceram de 21% para 18%.

No segundo lugar estão Ben Carson e Donald Trump com 10% e no terceiro posto aparecem Ted Cruz e Rand Paul que registam 9%. O filho e irmão de dois antigos presidentes norte-americanos, Jeb Bush, regista 7%.

A partir do antigo governador da Flórida aparecem os restantes candidatos separados por uma margem mínima. Marco Rubio tem 7%. Por seu lado, o vencedor do caucus do Iowa em 2008, Mike Huckabee, dificilmente repete o resultado porque apresenta 5%. Rick Perry e Rick Santorum 4%. Com um ponto percentual abaixo encontram-se Bobby Jindal e a empresária Carly Fiorina.

Os últimos quatro nomes da lista de candidatos não vão além dos 2%. O governador do Ohio, John Kasich, fica-se pelos 2% e Chris Christie tem 1%. O mesmo acontece com o senador Lindsey Graham. Por fim, George Pataki não recolhe apoios junto do eleitorado do Iowa.

Nesta altura 14 candidatos apresentaram oficialmente a sua candidatura. Scott Walker e John Kasich deverão anunciar a intenção de concorrer à Casa Branca até final do mês, o que aumenta o número de concorrentes para 16.