Dijsselbloem. “Não há condições para negociar neste momento”

Dijsselbloem. “Não há condições para negociar neste momento”


Presidente do Eurogrupo “lamenta profundamente” a situação, mas diz que não haverá decisões até ao referendo grego.


Jeroen Dijsselbloem afirmou esta tarde, em Bruxelas, que os ministros das Finanças da zona euro decidiram reafirmar "a decisão de ontem à noite" quanto à impossibilidade de estender o programa de assistência financeira à Grécia.

O responsável falou uma hora e meia depois do final de mais um Eurogrupo via conference call – já tinha havido um outro na tarde desta terça-feira – mas não deu grandes novidades.

"A situação política [na Grécia] não se alterou e, infelizmente, o programa de assistência financeira expirou à meia-noite" de terça-feira, dia 30 de Junho. Assim sendo, continuo o presidente do Eurogrupo, a decisão tomada foi a de que, "tendo em conta actual situação política, a rejeição das propostas anteriores por parte do governo grego, o referendo que vai acontecer no Domingo e o apelo ao voto no 'não' [por parte do Executivo helénico], não há condições para negociar neste momento".

Assim, acrescentou Dijsselbloem, não haverá quaisquer decisões ao nível do Eurogrupo durante os próximos dias. "Vamos esperar pelo referendo de Domingo. Lamento profundamente esta situação, tendo em conta a forte determinação do povo grego em continuar no euro e na União Europeia", rematou o responsável.