Dijsselbloem. “Falaremos de um novo resgate depois de e com base no resultado do referendo”

Dijsselbloem. “Falaremos de um novo resgate depois de e com base no resultado do referendo”


Carta enviada pelo presidente do Eurogrupo a Tsipras reitera que não haverá decisão para já.


Jeroen Dijsselbloem confirmou, por escrito, aquilo que já havia declarado publicamente após o final do Eurogrupo desta quarta-feira, 1 de Julho: não há condições de estender o empréstimo à Grécia e também não será tomada qualquer decisão ao nível do Eurogrupo até à realização do referendo, no próximo domingo, dia 5 de Julho.

Mais. O líder europeu lembra Alexis Tsipras de que “no dia 20 de Fevereiro, as autoridades gregas acordaram reiterar o seu comprometimento inequívoco em relação honrar as suas obrigações financeiras junto de todos os credores, na sua totalidade e dentro dos prazos previstos”.

Ontem, dia 30 de Junho, o governo grego falhou o pagamento de 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

Dijsselbloem termina a carta avisando que discutir um novo resgate, tal como foi pedido pelo Executivo helénico, também depende do resultado do referendo.

“Voltaremos a falar sobre o vosso pedido de assistência financeira ao abrigo do Mecanismo de Estabilidade Europeu apenas depois e com base no resultado do referendo”, conclui.