EUA. Chris Christie também entra na corrida eleitoral

EUA. Chris Christie também entra na corrida eleitoral


Os candidatos da oposição correm o risco de se anularem uns aos outros.


O republicano Chris Christie anunciou a candidatura à Casa Branca. O governador de Nova Jérsia afirmou que está "pronto para lutar pela população norte-americana”. Na cerimónia realizada numa escola, Chris Christie revelou que pretende apostar forte nas primárias do New Hampshire.

Neste momento existem 14 candidatos que concorrem à nomeação republicana.

O professor da Universidade de Lisboa, José Gomes André, entende que o governador tem “peso mediático, prestígio e frontalidade, além de ter reconhecimento nacional”, embora “a sua governação em Nova Jérsia não esteja a ser bem vista pela população”. Outro problema que o candidato terá de enfrentar na campanha “é a falta de empatia no seio do Partido Republicano”.

A ideologia do actual governador situa-se à esquerda nas questões económicas e sociais.

Nos primeiros seis meses do ano vários candidatos republicanos e democratas já manifestaram a intenção de concorrer nas primárias. O partido que domina o Congresso aposta tudo no regresso à Casa Branca. Chris Christie não foi o último a oficializar porque ainda falta Scott Walker e John Kasich pretende anunciar no próximo dia 21 a candidatura.

O docente português considera que “a estratégia do Partido Republicano é arriscada porque todos os candidatos têm a mesma visibilidade”. No seu entendimento “o excesso de candidaturas faz com que estejamos perto do circo mediático.