Compras. Quatro em cada 10 inclui produtos novos no carrinho

Compras. Quatro em cada 10 inclui produtos novos no carrinho


O preço, o facto de preencher uma necessidade e a marca foram os factores que levaram à compra.


A realidade é que quatro em cada dez consumidores incluíram um produto novo no seu carrinho de compras, na última vez que foram ao supermercado para rechear a despensa, de acordo com o relatório “Inovação Global” da consultora Nielsen. Trata-se de um número semelhante à média europeia, com cerca de 44% dos consumidores a levarem qualquer novidade na última ida às compras.

Relativamente às razões que levam à compra, os portugueses indicam principalmente aspectos relacionados com o preço, o facto de preencher uma necessidade e a marca. Quase um terço dos inquiridos afirma adquirir um artigo novo por ser mais acessível do que aqueles que utiliza habitualmente. Por outro lado, 28% dos inquiridos valoriza o facto de o produto preencher algum tipo de necessidade específica. O vínculo emocional com a marca também desempenha um papel importante na altura de comprar alguma novidade (23%), tal como as recomendações do círculo próximo do consumidor (22%).

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Preços Mas nem sempre os consumidores encontram aquilo que procuram. Mais de metade dos inquiridos sente a falta de produtos a preços acessíveis. O mesmo acontece com outros relacionados com um estilo de vida saudável (44%) e que facilitem a vida (37%). Por outro lado, quase um terço gostaria de encontrar alimentos produzidos a partir de ingredientes naturais.

Apesar de os canais para ter conhecimento sobre os novos produtos multiplicaram-se, os familiares e amigos continuam a ser os principais informados em relação às novidades do mercado.

Segundo o mesmo documento, seis em cada dez consumidores obtiveram informação, através da família e amigos, sobre novos produtos, enquanto 54% reconhece ficar a par das novidades ao vê-las na própria loja. Por outro lado, cerca de 46% obteve informação através da Internet, superior à das pessoas que o fizeram pelo anúncio da TV (44%).

Inovação Além disso, os portugueses mostram-se receptivos às inovações. Quase três em cada quatro valorizam o facto de a indústria oferecer novos produtos, embora também fixem determinadas condições. Assim, cerca de 68% prefere incluir novidades de marcas habituais, enquanto cerca de 63% espera que essa inovação assente no mercado antes de a experimentar. Mas também é verdade que, depois de a experimentar, cerca de mais de metade gosta de partilhar a experiência.

“A inovação é o único factor que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores está predisposto a pagar mais por um produto inovador.
No entanto, a verdade é que muitos dos produtos que chegam ao mercado fracassam no seu primeiro ano de vida. Para obter sucesso é fundamental responder a uma necessidade do consumidor, ou a um desejo e estabelecer um vínculo emocional com o consumidor”, diz a directora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio.