Saiba quanto é que os portugueses estão a pensar em gastar nas férias

Saiba quanto é que os portugueses estão a pensar em gastar nas férias


Apenas 13% admite que vai viajar para o estrangeiro


Os portugueses estão a pensar em gastar 631 euros nas férias. Um valor inferior ao do ano passado, altura em que pensaram despender 673 euros. Esta é uma das conclusões do estudo Observador Cetelem.

Além disso, metade dos portugueses pondera fazer férias fora do local de residência, mais do que em 2014 (39%). Ainda assim, 41% dos consumidores planeiam passar as férias em casa, decisão justificada com a falta de disponibilidade financeira por 31%.

Já entre os portugueses que pretendem fazer férias fora do local de residência, apenas 13% admite viajar para o estrangeiro, a mesma percentagem que em 2014. E neste caso, os valores que pretendem gastar também são inferiores em relação ao ano passado: 1.124 euros contra 1.446 euros.

De acordo com o mesmo estudo, 22% dos portugueses tencionam aumentar as poupanças, mais do que no ano passado (15%). Por outro lado, quase metade dos portugueses (44%) ponderam vir a aumentar as despesas (2014: 31%).

À semelhança do ano passado, lazer e viagens continuam a liderar as intenções de compra dos portugueses: 42% tencionam adquirir itens desta categoria, mais do que em 2014 (30%).