Portugal nas bocas do mundo

Portugal nas bocas do mundo


Descubra os elogios que a imprensa estrangeira faz sobre o país.


O ano ainda só vai a meio e já são às centenas as referências a cidades portuguesas que surgem na imprensa estrangeira. O principal admirador parece ser o “The Guardian”, que só entre Janeiro e Junho já publicou sete artigos dedicados às terras portuguesas. “The Telegraph”, “El País”, “Le Monde” ou o “Der Spiegel” são outros jornais internacionais que se juntam à lista e que parecem mostrar que Portugal está mesmo na moda.

Os britânicos estão em maioria e esse interesse terá começado há pouco mais de quatro anos, conta ao i a jornalista Rhiannon Batten. Os motivos poderão ser até muitos, mas um dos principais responsáveis por trás dessa estratégia nem sequer será uma entidade oficial portuguesa. A Travel PR, que trabalha com a operadora turística Sunvil, fez diversas divulgações do Alentejo e Costa Vicentina. “Essa promoção tem gerado muito entusiasmo junto dos jornalistas de viagens”, explica a freelancer que escreve regularmente para o “The Guardian”.

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As associações de turismo, contudo, têm apostado cada vez mais na imprensa estrangeira. O director-geral da A.T. Lisboa, Vítor Costa, afiança que entre 1999 e 2014 foram promovidas pela associação “cerca de 1200 press trips e publicadas cerca de 19 mil notícias nos mercados emissores”. E entre 2014 e 2019 “perspectiva-se um investimento de 55 milhões de euros em promoção”. Em que consistem as press trips? Na página do Turismo de Portugal pode-se ler que são acções “dirigidas à comunicação social estrangeira, através da organização de visitas de jornalistas a Portugal”. À chegada são fornecidos kits com informação sobre “tudo o que se pode fazer e experienciar”, esclarece Dora Coelho, da A.T. Algarve.

Vítor Costa garante que “o elevado número de turistas que actualmente elegem e visitam Lisboa é o reflexo do esforço promocional que tem vindo a ser desenvolvido junto de mercados estratégicos e prioritários”. Tanto em Lisboa como o Algarve surgem pedidos dos quatro cantos do mundo. Hoje, a orientação das associações é o online.

Descobertas Lisboa e Algarve continuam a ser os principais destinos dos estrangeiros para férias em Portugal, mas o certo é que já começam a circular artigos e reportagens no estrangeiro sobre outras zonas do país, sobretudo Porto e zona Centro, mas também os Açores e a Madeira. As opções turísticas que fascinam os viajantes de países distantes começam a alargar-se. Os interesses centram-se sobretudo na comida e nos hotéis. E não faltam opções para todas as carteiras, para todos os estilos e principalmente para todos os palatos.

Além das praias, das paisagens e dos petiscos que seduzem os media internacionais, existem outros factores que estão a captar novos públicos. A directora executiva da Associação de Turismo do Algarve, Dora Coelho, explica que  os pedidos das agências de comunicação são diários e vindos dos mais variados segmentos da imprensa especializada. Ou seja, tanto pode ser de um adepto do cicloturismo a querer “experienciar as rotas” que a região oferece como de um amante do birdwatching na costa algarvia. E não são só os grandes títulos da imprensa, mas também os bloggers do mundo inteiro, que aparecem em abundância para explorar as potencialidades do turismo nacional.

Estratégias Mas de onde surgiu esta curiosidade? Em Janeiro deste ano, o secretário de Estado do Turismo atribuiu o crescimento do turismo no Porto e no Norte às estratégias do governo. Rui Moreira, criticou de imediato esta declaração, chamando Adolfo Nunes de “artista português”.

 E este não foi o único episódio a incluir o secretário de Estado. Um mês antes, o Turismo do Centro de Portugal acusou o governo de financiar com 190 mil euros uma conferência da revista “Monocle”, que em Novembro dedicou um suplemento a Portugal. A região de Lisboa era a protagonista, com direito a seis páginas, o Porto e o Algarve surgiam com quatro cada, e o Centro desvalorizado. E agora a revista britânica volta a citar Portugal. Na edição de Julho/Agosto dedica cinco páginas à “ressurreição do Porto”, atribuindo a proeza a Rui Moreira.

Allgarve As estratégias de promoção junto da imprensa e de operadores turísticos já deram resultados muito piores, como é o caso da campanha Allgarve. Criado em 2007, pelo então ministro da Economia e da inovação Manuel Pinho, a campanha pretendia dar um novo rosto à região algarvia. Foram investidos 9 milhões de euros na marca e  no final, em 2012, o orçamento anual atingiu 4,6 milhões de euros. O caso estava tão mal parado que os funcionários da Entidade Regional do Turismo do Algarve só tiveram os salários garantidos com auxílio a um empréstimo bancário.