Não vás por aí! É uma armadilha!” Se a série “Game of Thrones” fosse uma peça de teatro, talvez o grito de aviso, dirigido a Jon Snow, tivesse servido para lhe salvar a vida. Mas não, milhões de espectadores nada puderam fazer enquanto viam o pesadelo desenrolar-se diante deles. Muitos podem mesmo ter tentado com todas as suas forças evitar o inevitável; já outros — os “eu não disse?”—, mais habituados a polémicas de finais de temporada e vendo o desfecho do episódio aproximar-se, só terão tentado parecer espertos.
A esta altura do texto talvez seja tardio avisar o leitor que ainda não viu o último episódio da temporada 5 da série escrita por George R. R. Martin que este texto contém spoilers.
Snow era, provavelmente, o último dos homens honrados da série, o herói sobre quem recaíam todas as esperanças para vermos o bem triunfar sobre o mal. O único a quem não nos importaríamos de chamar cunhado, ou até genro. Isso se por alguma razão ele voltasse a quebrar o juramento de castidade feito à Guarda da Noite (aquela vez com a selvagem ruiva do Norte nem devia contar). A cena da sua morte — tirada a papel químico da festa-surpresa que os senadores romanos reservaram a Júlio César — deixou grande parte dos espectadores em estado de choque. Neste caso, Brutus foi desempenhado por Olly, um miúdo que ingressou na guarda depois de ter visto a família ser morta pelos tais selvagens, vindos das regiões a norte da muralha de gelo.
Não é a primeira vez que uma personagem importante é morta durante a série, que o diga o número já quase interminável de familiares adoptivos de Jon que seguiram o mesmo caminho. Desta vez, no entanto, algo mudou. O desagrado foi tanto que alguns fãs garantiram mesmo que não voltarão a ver a série, caso se confirme que a sua personagem preferida está realmente morta e não volta. A questão é que, ainda que a primeira parte dessa suposição possa ser verdadeira, a segunda nem por isso. Jon Snow tornou-se demasiado grande para morrer. É certo que o mesmo foi dito acerca do BES, mas quando falamos da personagem interpretada por Kit Harington queremos mesmo dizer grande.
Em declarações à “Entertainment Weekly”, o actor londrino afirmou que os produtores executivos da série lhe garantiram que não voltará na temporada 6, apesar dos rumores de que renegociou o contrato em 2014 para garantir um aumento de salário e a presença numa possível época 7.
À revista americana, o actor desmentiu esses rumores e disse ainda que tinha sido a primeira vez que os criadores e produtores da série o informaram em relação ao futuro da sua personagem. “Estás morto”, disseram-lhe Dan Weiss e David Benioff. Terminou dizendo que gostava de fazer uns filmes, descansar ou escrever um livro (a sério?) neste período pós-“Game of Thrones”.
Nas redes sociais, estas declarações parecem não ter tido grande impacto. Já há quem diga que o encontrou em Belfast e que o actor se recusou a posar para uma fotografia, com a justificação de que os media não podiam saber que estava lá. Recorde-se que Belfast é um dos centros das filmagens da série e que os trabalhos da temporada 6 já começaram. Entre a mais completa negação e as teorias da conspiração, as especulações são muitas e, tal como o BES, Snow pode até reaparecer com um novo nome. Quem sabe?