Este preservativo muda de cor quando detecta uma doença

Este preservativo muda de cor quando detecta uma doença


São britânicos, têm entre 13 e 14 anos e podem ter revolucionado o sexo.


Chama-se S.T.EYE, foi criado por um grupo de adolescentes, entre os 13 e os 14 anos, de uma escola no Reino Unido e é um preservativo que muda de cor quando entra em contacto com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O preservativo tem ainda a particularidade de mudar de cor consoante a infecção que detecta. Quando detecta a clamídia fica verde, amarelo para o herpes genital, roxo com HPV (papiloma de vírus humano) e azul nos casos de sífilis, explicaram os jovens criadores.

Com a descoberta, estes jovens britânicos ganharam o prémio TeenTech na categoria de Saúde, dedicado a adolescentes, cerca de 1.500 euros e uma viagem ao Palácio de Buckingham, em Londres.

Em entrevista ao jornal britânico The Independent, os criadores do preservativo, Daanyaal Ali, de 14 anos, Muaz Nawaz, de 13 e Chirag Shah, com 14 anos, afirmaram que a intenção foi detectar este tipo de doenças de uma forma mais segura e “sem necessidade de fazer testes invasivos”.

"Encorajamos os estudantes a levarem suas ideias para fora da sala de aula, colocando-os em contacto directo com profissionais da indústria", disse a fundadora do TeenTech Awards, em Londres, Inglaterra.

Os alunos frequentam a Academia Isaac Newton, em Ilford, nos arredores de Londres.