A República Checa é o palco do Euro sub-21 em futebol. No outro lado do mundo, um outro sub-21 dá nas vistas com uma bola bem mais pequena. E um taco, já agora. Siiiim, é isso mesmo, o golfe.
Como se chama o jovem? Jordan Spieth, natural de Dallas (Texas). Assim de repente, num abrir e fechar de olhos, o miúdo junta-se ao restrito grupo de estrelas consagradas, como Arnold Palmer, Jack Nicklaus e Tiger Woods.Uau, tudo gente fina. Mas como? Como vencedores do Masters de Augusta e do US Open no mesmo ano. E o mais novos desde Gene Sarazen em 1922.
Em Abril, Spieth arranca irresistível com oito tacadas abaixo do par na primeira ronda – e só a um do recorde de 63 de Nick Price (1986) e Greg Norman (1996). Ah, sorte de principiante. Talvez não. No dia seguinte, toma lá 66 pancadas. Ou seja, 14 abaixo do par em 36 buracos. Lá se vai o recorde de Raymond Floyd, de 13 em 1976. Well, well, well, temos campeão por aqui? Yes, yes, yes, yes. O rapaz joga que se farta. E ganha o Masters de Augusta (o segundo mais novo de sempre), com um recorde de birdies (28). Amazing grace, habemus génio.
PLAY IT AGAIN Um mês de descanso e eis Spieth na berlinda, novamente. Agora é o US Open, em Chambers Bay, perto de Seattle. “Ainda não estou em mim”, diz ele. Pois… O vencedor divide o prémio com Michael Geller, professor na região de Chambers Bay e caddie de Jordan Spieth. A justificação é do mais simples que há: “Michael conhece este campo melhor que qualquer dos que jogaram esta semana.”
Só depois passa a agradecer à família, sobretudo à filha, Tatum, de cinco meses, e à mulher, Paulina Gretzky. Ora aí está um apelido mundialmente famoso. Sim, é a filha de Wayne Gretzky, o mito do hóquei sobre o gelo.
A conferência de imprensa ali no relvado só é possível com a ajuda (por assim dizer) de Dustin Johnson. Dez anos mais velho que Spieth, este norte-americano de Columbia não acerta o putt de eagle (para a vitória) nem com o putt de birdie (para forçar o play-off) no 18.o e último buraco.
A tacada não lhe corre de feição e é Spieth a coroar-se de glória. É o vencedor mais novo doUPS Open desde 1923, com Bobby Jones. E o primeiro a juntar Masters de Augusta e US Open desde TigerWoods em 2002.
bye bye Pois é, TigerWoods. O que é feito de si, meu caro? Aquele que ainda hoje é a maior referência do desporto despede-se do torneio na sexta-feira com 16 tacadas acima do par. Já Rory McIlroy, o número um do ranking, acaba em nono lugar.
Até ao final do ano, só faltam dois Grand Slam: o British Open (de 16 a 19 de Julho) e o PGA (13-16 de Agosto). Com Spieth assim inspirado, quem lhe faz frente? Sim, quem?