China. Tufão Kujira obriga à evacuação de 40 mil pessoas

China. Tufão Kujira obriga à evacuação de 40 mil pessoas


O tufão tocou terra esta noite na cidade de Wanning, com ventos até 90 quilómetros por hora.


O tufão Kujira, o primeiro a assolar este ano a China e o oitavo na região asiática, tocou terra na ilha de Hainan, no sul do país, onde 40 mil pessoas foram retiradas devido às chuvas intensas.

Segundo o Serviço Meteorológico de Hainan citado pela agência Xinhua, o tufão tocou terra esta noite na cidade costeira de Wanning, com ventos até 90 quilómetros por hora.

O Kujira perdeu força uma hora depois de ter tocado terra, tendo-se convertido numa tempestade tropical, dirigindo-se para noroeste da província à velocidade de 15 quilómetros por hora.

As autoridades chinesas declararam o alerta amarelo, o nível mais baixo do seu sistema de quatro cores, em metade do país, face à iminente chegada do tufão às províncias de Sichuan e Gansu (oeste), Shaanxi e Henan (centro) e Jiangsu e Anhui (este).

Cerca de 20.000 embarcações pesqueiras regressaram aos portos e as aulas foram suspensas hoje em Haikou, a capital provincial.

Fontes oficiais assinalaram que a tempestade deveria ajudar a aliviar a profunda seca em que vive a turística ilha subtropical de Hainan, que atravessa o seu pior momento desde 1959 e afecta já 30% do seu território.

Lusa