O Brasil apurou-se neste domingo para os quartos-de-final da Copa América, ao vencer a Venezuela, por 2-1, um resultado que afasta o conjunto ‘vinotinto’, mas qualifica a Colômbia.
Depois do empate a zero entre a Colômbia e o Peru, que se apurou, o Brasil e a Venezuela precisam de um empate com golos para se qualificarem os dois para os quartos de final, sendo que o triunfo de uma das duas equipas permitia à Colômbia seguir em frente.
Sem Neymar, castigado com quatro jogos, o Brasil, que vinha de uma derrota com os colombianos, entrou bem no encontro, com o central Thiago Silva a colocar o ‘escrete’ em vantagem aos nove minutos, após um cruzamento de Robinho.
Já na segunda parte do encontro, disputado em Santiago do Chile, Roberto Firmino aumentou a vantagem, aos 51 minutos, num lance em que apenas precisou de encostar após um cruzamento perfeito de Willian.
O selecionador brasileiro, Dunga, fez ‘recuar’ a sua equipa, colocando quatro centrais em campo e foi já após essa alteração que a Venezuela reduziu, por Miku, na recarga a um livre de Arango, quando estavam decorridos 84 minutos.
Com este resultado, o Brasil venceu o Grupo C, com seis pontos, mais dois do que o Peru e do que a Colômbia, que se apure como um dos dois melhores terceiros classificados. A Venezuela, que causou uma das maiores surpresas do torneio, ao vencer a Colômbia na primeira ronda, terminou em quarto, com três pontos.
Nos quartos-de-final, o Brasil vai jogar com o Paraguai e o Peru encontra a Bolívia, com a ‘repescada’ Colômbia a defrontar a Argentina, no ‘jogo grande’ da segunda ronda.
Lusa