Já está em preparação o Conselho de Ministros da Economia e Finanças (ECOFIN) que se realiza amanhã, 19 de Junho, no Luxemburgo, e que contará com a participação dos vice-presidentes da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis e Jyrki Katainen, bem como dos comissários Serge Moscovici e Jonathan Hill.
Os ministros deverão chegar a acordo sobre o texto final de regulamento sobre o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o chamado Plano Juncker, no valor de 315 milhões de euros, e irão discutir as propostas de recomendações específicas por país para 2015, e de obrigatoriedade da troca automática das regulamentações fiscais.
A Comissão irá ainda apresentar o seu plano de acções para uma tributação mais equitativa e eficaz nas empresas na União Europeia. Na ordem do dia está também prevista uma abordagem geral sobre a proposta da Comissão sobre a Reforma estrutural do sector bancário, a implementação das medidas nacionais de transposição para os instrumentos jurídicos subjacentes à União Bancária. A Comissão irá fazer, ainda, um apelo para acelerar a aplicação da Directiva Recuperação e Resolução Bancárias (DRRB) para as suas legislações nacionais e proceder à adopção das conclusões sobre o projecto da Comissão Europeia para uma União dos Mercados de Capitais.