O eurodeputado Carlos Zorrinho apresentou um relatório denominado “Programa ISA 2” na Comissão de Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu com soluções tecnológicas que facilitam o relacionamento entre as administrações públicas e os cidadãos. O relatório foi aprovado com 55 votos a favor e dois contra. O funcionamento das empresas também esteve na origem da proposta que prevê um “investimento de 130 milhões de euros por parte da Comissão Europeia” nesta área.
O socialista afirmou ao i que “as tecnologias não eliminam a burocracia, mas facilitam as decisões políticas e técnicas, além de oferecer respostas rápidas, reduzir os custos de processo e aumentar a transparência”. Carlos Zorrinho acredita que as medidas servem para criar uma relação de confiança “entre o Estado e a sociedade civil”.
Numa fase em que a maior parte dos países europeus passa por graves dificuldades financeiras a aposta na tecnologia não significa abrir um buraco orçamental. O parlamentar considera que “o projecto exige investimento em qualificação, análise, desenvolvimento e equipamento, mas também garante poupanças”.
Nos últimos meses o eurodeputado socialista tem servido o Parlamento Europeu em várias questões relacionadas com tecnologia, tendo sido um dos principais rostos da campanha contra as práticas do Google na Europa. O objectivo central da economia digital não é combater as empresas norte-americanas, mas “fortalecer a capacidade europeia neste domínio para aumentar a sua competitividade”. No entanto, o sucesso do programa permite às “empresas europeias ganharem escala e obrigar as norte-americanas a prestar um serviço que respeite as prioridades, escolhas e normas europeias”.