Rui Bragança. Nem só nos desportos com bola Portugal conquista medalhas de ouro

Rui Bragança. Nem só nos desportos com bola Portugal conquista medalhas de ouro


Baku é a cidade talismã do atleta português, que nela venceu o Campeonato da Europa.


Portugal esfregava as mãos desde a hora de almoço de terça-feira. Em causa estava mais uma medalha nos I Jogos Europeus, realizados em Baku, no Azerbaijão. O autor dessa ansiedade era Rui Bragança, que se apurara para a final de taekwondo, na categoria de -58 kg. Pela frente teria o espanhol Jesús Tortosa Cabrera, com quem iria lutar, literalmente, pelo ouro.

À entrada para a competição, Rui Bragança era o terceiro cabeça-de-série, tendo à sua frente o alemão Levent Tuncat e o belga Si Mohamed Ketbi. Mas cada adversário a seu tempo. Bragança começou por eliminar na ronda preliminar o turco Gorkem Sezer, um dos atletas menos cotados do torneio, por uns esclarecedores 12-0. Nos quartos-de-final, seguiu-se uma nova tareia, desta vez ao sérvio Milos Gladovic, por 13-7. Por esta altura, apenas um dos favoritos já não continuava em prova, o azerbaijanês Mahammad Mammadov, quarto cabeça-de-série, derrotado pelo quinto, o espanhol Jesús Tortosa Cabrera.

As surpresas estavam guardadas para as meias-finais, onde os favoritos acabaram por cair, e com força. Rui Bragança eliminou Ketbi, o segundo cabeça-de-série, por 11-4, e o espanhol Tortosa Cabrera derrotou o favorito, Levent Tuncat, por 17-5. Ketbi e Tuncat acabariam por conquistar a medalha de bronze. A final seria discutida entre dois atletas da Península Ibérica, Bragança e Tortosa Cabrera.

Rui Pedro Rebelo Bragança tem apenas 23 anos mas antes desta final contava já com um importante palmarés. Em 2011, conquistou o segundo lugar no Mundial, a que se seguiu uma medalha de bronze nas Universíadas. Já em 2014, venceu a medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia e no Campeonato Europeu, precisamente em Baku. Neste mesmo campeonato, Tortosa Cabrera conquistou uma medalha de bronze em -54 kg.

Na final, Rui Bragança entrou melhor e venceu o primeiro round por 1-0. No segundo, saiu-se ainda melhor e conquistou quatro pontos contra dois. À entrada para o round final, Bragança liderava por 5-2. Perdeu o último round por 3-1, mas acabou por conquistar a medalha de ouro, com um resultado final de 6-5. Segunda competição em Baku para o português, e nova medalha de ouro. No final, Bragança era um homem satisfeito. “Todas as vitórias têm um significado único, esta pelo trabalho que temos vindo a fazer e por serem os I Jogos Europeus”, confessou o atleta à Antena 1.

O próximo grande objectivo do atleta português será fazer a sua estreia nos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro. “Se acabasse neste momento, estava apurado para os Jogos Olímpicos. Mas as contas só acabam em Dezembro e ainda há muito trabalho pela frente para estar nos seis primeiros.” Com este resultado, Portugal saltou para o 11º lugar da classificação destes I Jogos Europeus, numa tabela liderada confortavelmente pela Rússia, seguida pelo Azerbaijão e pela Hungria.